quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Renato escolheu e @FicaRenato7 agora é @RenatoImortal7.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Errados

Quando eu era pequeno, quem me levou pela primeira vez ao Olímpico Monumental para ver um jogo do Grêmio foi meu pai. Fez o que todo pai fazia, me levava a alguns jogos esporádicos, me pagava uma pipoca e um refri e eu voltava pra casa faceiro.
Depois de um tempo comecei a notar que não foi mais aos jogos, eu estava na adolescência e comecei a ir sozinho e com meus amigos.
Algum tempo depois, notei que além de não ir mais aos jogos, notei que ele nem olhava em casa, na TV, não acompanhava mais o time...enfim, continuava Gremista, mas havia largado a função de torcedor.
Resolvi chegar e perguntar para ele “Pai, por quê?”. E ele simplesmente me respondeu: “ah filho, eu larguei de mão. Quando eu era jovem era de torcida organizada, sócio do MTG do Grêmio, ia a todos os jogos também e torcia muito, mas tudo porque eu via os jogadores se entregando em campo, porque gostavam de estar ali, se empenhavam, não pensavam em mais nada...os jogadores AMAVAM O GRÊMIO! Hoje em dia é tudo dinheiro, só querem que eu compre camisetas, me associe, mas o que eu ganho em troca? Um bando de macharedo correndo em campo sem identificação nenhuma com o clube? Não, larguei! Só contínuo secando os colorados!”
Puxa! Aquilo foi uma paulada em mim. O cara que me fez amar o Grêmio, como eu amo, dizer algo como aquilo? E ele pensa isso até hoje. Assim como quando fui “mexer” com minha tia porque ela olhava o BBB e ela me respondeu dando no meio: “Ué! E tu que fica olhando um monte de macharedo correr em campo que nem dão bola pra ti e ainda paga pra isso!”. (#botaocavalinho)
São situações como a de ontem com o Jonas, no jogo contra o São José, que me fazem ficar pensando, “será que eles estão certos?”. Será que estou sendo feito de palhaço pelos jogadores, treinador e direção do meu clube do coração?
Sinceramente acho que não, acho que faz parte da vida, principalmente do torcedor, amar, odiar, torcer, vaiar, comprar, pagar... Assim como cabe ao clube dar tudo de volta ao torcedor em títulos, com jogadores se empenhando em campo, treinadores dando o máximo do time e direção dando condições para que tudo aconteça, mas tudo tem hora e momento certo.
O que ocorreu ontem foi bem simples: torcedor do Grêmio não pode vaiar o próprio time durante o jogo, deixe para se manifestar depois, mas durante o jogo é apoio incondicional, quem vaiou antes o Jonas, AGIU ERRADO! O Jonas se irritou, fez o gol e foi ofender a torcida, AGIU ERRADO! Ele devia ter administrado tudo aquilo e respondido em campo, como fez, só que extrapolou querendo responder também de forma agressiva.
Para o bem de todos espero que não haja mais vaias durante os jogos e que o Jonas venha a público e peça desculpas a torcida Tricolor, pois a Libertadores está logo aí e eu não quero chegar para o meu pai um dia e dizer: “É, realmente tu estava certo...”
Por Rafael Vollrath Ferreira.
